Menu principal

Conheça o Prof. Dr. Ronaldo Garcia

Natural de Nova Crúz-RN, nascido em 01/06/1969, filho de Espedito Alves Garcia (in memorian) e Maria das Dores Gomes Garcia, os dois funcionários públicos, sendo o primeiro motorista da fazenda e o segundo professora "leiga" que havia concluído apenas o antigo Curso Logos. Por razões do ofício meu pai foi remanejado de Natal-RN, onde viviámos, para Mossoró-RN e, por esta razão é que cheguei a cidade de Mossoró, ainda criança permanecendo até hoje. Tive meus estudos completamente financiados pela iniciativa pública estadual, estudando em Natal na Escola Estadual Soldado Luíz Gonzaga e, em Mossoró nas Escola Estadual Padre Dehon, Escola Estadual Everton Dantas Cortez, Escola Estadual União Caixeral, Anexo três da ESAM (já estinto) e Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira, onde concluir com maestria me usegundo grau. Fez Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN em 1993, Fez Mestrado em Ciências Matemática e Doutorado em Ciências Matemática na Universidade de São Paulo IME-USP, concluídos, respectivamente em 2001 e 2006. O orientador de Mestrado foi Prof. Dr. Alfredo Jorge Aragona Vallerjo e Prof. Dr. Osvaldo Rio Branco de Oliveira e do Doutorado foi o Prof. Dr. Orlando Stanley Juriaans. Por esta razão é que falei ter toda minha formação pela iniciativa pública estadual.
Meu doutoramento contou com a participação do Prof. Dr. Alfredo Jorge Aragona Vallejo, este professor sem dúvida foi, mais uma vez, fundamental para o término feliz dos meus trabalhos acadêmicos Mestrado e Doutorado. Devo resaltar também que o Prof. Dr. Oswaldo Rio Branco de Oliveira foi de fato meu orientador de Mestrado, sendo o Aragona o professor responsável, isto é, quem assinava frente a burocracia. Sem dúvida peguei uma ótima equipe de apoio para concluir de forma maestra meus estudos de Pós-Graduação. O professor Orlando, meu orientador, foi bem mais que isto me ensinou a pensar a matemática e me estimulou a ingresar na pesquisa em matemática de forma decisiva. Seus conselhos e ensinamentos quero um dia passar para outro mantendo o caminho do avanço e contribuindo para o crescimento da ciência.
Atualmente, sou Professor Adjunto IV da UERN com cargo horária de 20h , desde 04/10/1994. Entrei na IES acima por meio de Concurso Público para suplir a necessidade de um professor de Álgebra no Departamento de Matemática e Estatística-DME da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais-FANAT, ainda como Professor Auxiliar I. Hoje também leciono na Universidade Federal Rural do Semi-árido-UFERSA por meio de Concurso Público realizado no ano de 2006 para Professor na área de matemática para suplir, junto ao Departamento de Ciências Ambientais-DCA, a necessidade de um professor nas disciplinas Cálculo I e II, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Sou lotado neste departamento desde 01/08/2006, entrei como Professor Assistente I e com a finalização do meu Doutorado, passei para Professor Adjunto I com cargo horária de 40h. É importante lembrar que esta universidade tomou lugar da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró-ESAM, onde cursei quase trés anos de Agronomia. Quase esquecir este fato, que também marcou em minha vida acadêmica, pois dentre outras coisas fui monitor da disciplina de Cáculo II, sobre a orientação do atual colega de trabalho Alcindo Gomes de Araújo Filho, também lotado no mesmo departamento que eu. Hoje alguns alunos que passaram na ESAM na minha época e que hoje são professores da UFERSA, foram meus alunos de monitoria. Ali, tinha inío minha carreira como docente de nível superior.
Muitos me pergutam por que você fez matemática. O interesse por matemática surgiu por não sabê-la. Daí, passei a oferecer à Matemática a maior fração da minha vida. Razão, fugir um pouco do analfabetismo matemático, ou pelo menos se torna mais distante dele. De fato, isto não tem sido uma tarefa fácil, pois a cada momento estamos diante de um novo obstáculo e precisamos superá-lo.